O podcast do Estadão traz a colunista Carlos Andreazza em um papo reto e sem rodeios sobre os principais assuntos do momento.
Comece suas manhãs com uma das principais vozes da análise política brasileira.
php/*
O podcast do Estadão traz a colunista Carlos Andreazza em um papo reto e sem rodeios sobre os principais assuntos do momento.
Comece suas manhãs com uma das principais vozes da análise política brasileira.
O Congresso realizou uma audiência na quarta-feira que deveria servir para apresentar o novo modelo de cadastro das emendas de relator-geral do orçamento, o popular orçamento secreto. Porém o encontro trouxe mais dúvidas e não trouxe a transparência que era esperada para o modelo e ao orçamento público.
O orçamento secreto foi criado pelo governo Bolsonaro e pelo Congresso para multiplicar as verbas públicas que deputados e senadores podem destinar para onde quiserem, em troca de apoio em votações estratégicas, sem a menor transparência e sem critérios técnicos.
O escândalo foi revelado pelo Estadão em maio do ano passado e tem sido objeto da cobertura minuciosa dos repórteres de Brasília desde então.
Este episódio do podcast traz os desdobramentos desta audiência realizada no Congresso e as incertezas do novo modelo de registro das emendas de relator-geral. Para analisar e debater essa questão, convidamos o Diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Luciano Santos. O episódio tem roteiro e apresentação do repórter em Brasília, Breno Pires.
O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.
Apresentação/Roteiro: Breno Pires
Produção/Edição: Gustavo Lopes, Jefferson Perleberg e Ana Paula Niederauer
Montagem: Carlos Valério
See omnystudio.com/listener for privacy information.
À medida que a guerra na Ucrânia avança, os países do Ocidente vão ampliando suas sanções contra a Rússia. O presidente norte-americano, Joe Biden, proibiu as importações de petróleo e gás natural da Rússia, apesar do cessar-fogo momentâneo para um corredor humanitário no país. E o Reino Unido foi na mesma linha e decidiu encerrar até o final do ano a importação de petróleo russo.
Muitas das sanções devem impactar não só o governo russo, mas também a população. As operadoras de cartão de crédito Visa e Mastercard suspenderam as operações na Rússia. A Visa informou, através de nota, que cartões desta bandeira no país vão deixar de operar fora da Federação Russa:
O problema é que essas sanções trouxe à tona um outro problema grave que já está sendo chamado de “russofobia”, ou preconceito contra os russos. O Festival de Cannes informou que não vai aceitar a presença de delegações oficiais da Rússia. Os teatros cancelaram concertos que são regidos por músicos russos. E até a gastronomia entrou na história. O bar “Dona Onça”, em São Paulo, chegou a retirar o strogonoff do cardápio.
No episódio do podcast desta quinta-feira, 10, discutimos as novas sanções à Rússia com Hussein Kalout, professor de Relações Internacionais, conselheiro internacional do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e professor em Harvard. E sobre os impactos culturais para o mundo com os inúmeros “cancelamentos” do legado russo, convidamos para uma conversa o jornalista, tradutor, autor do livro “Como Ler os Russos” (editora Todavia), Irineu Franco Perpétuo.
O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.
Apresentação: Emanuel Bomfim
Produção/Edição: Gustavo Lopes, Jefferson Perleberg e Ana Paula Niederauer
Montagem: Carlos Valério
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Os preços do petróleo vêm subindo à medida que as tensões na Ucrânia aumentam. No domingo, o barril bateu o nível mais alto desde 2008. Na segunda, o valor chegou próximo à casa dos US$ 140. Por isso, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) começa a discutir, inclusive com o Congresso, o congelamento temporário do preço dos combustíveis pela Petrobras.
O custo de não repassar a alta do petróleo no mercado internacional seria bancado pela empresa e, em última instância, pelos seus acionistas. Um dos argumentos que ganha força no governo é o de que a Petrobrás tem custo em real e pode segurar o reajuste nesse período de instabilidade da guerra.
Esse movimento de Bolsonaro tem a ver também com o movimento feito pelos presidenciáveis Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT), de criticar a política de preços da Petrobras com propostas de mudanças, caso sejam eleitos.
Com toda essa discussão de mexer nos preços, a Petrobras já perdeu R$ 29 bilhões de valor de mercado desde a sexta-feira passada. Para que o congelamento saia do papel, a proposta terá de ser, antes, aprovada pelo conselho de administração da empresa.
No episódio do podcast desta quarta-feira, 09, quem nos conta mais sobre essa tentativa do governo em interferir nos preços da Petrobras é a repórter de economia, e colunista do Estadão e da Rádio Eldorado, Adriana Fernandes. E vamos falar sobre os impactos de uma possível mudança na política da estatal com o economista Gabriel Galípolo, membro do conselho de economia da Federação da Indústria de São Paulo (Fiesp).
O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.
Apresentação: Emanuel Bomfim
Produção/Edição: Gustavo Lopes, Jefferson Perleberg e Ana Paula Niederauer
Montagem: Carlos Valério
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Um áudio do deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val, mais conhecido como Mamãe Falei, com teor sexista sobre as refugiadas ucranianas gerou uma onda de protestos nas redes sociais e atingiu em cheio o grupo político MBL. O parlamentar estava no país, segundo ele, com o intuito de promover ações humanitárias em prol dos civis que estão sofrendo por causa da guerra com a Rússia, quando o áudio foi enviado a um grupo de amigos.
Como consequência imediata dessa atitude, Arthur do Val retirou sua candidatura como pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Podemos. Também aliados políticos se afastaram do seu nome, como é o caso do candidato à presidência, Sérgio Moro, que declinou do apoio dado por Arthur do Val a sua candidatura.
Além disso, cerca de 15 deputados protocolaram uma representação no Conselho de Ética do legislativo paulista pedindo a cassação de Arthur do Val por quebra de decoro parlamentar. Citado no áudio de Arthur do Val, o também líder do MBL, Renan Santos, que acompanhou o deputado na viagem à Ucrânia, não reagiu bem às críticas de opositores.
O MBL, que surgiu com força nos protestos que culminaram com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, parece estar em declínio. Recentemente, outro membro fundador do grupo, o deputado federal Kim Kataguiri, também se envolveu em uma polêmica. Durante um episódio de um podcast Kim concordou com a opinião do youtuber Monark que defendeu a criação de um partido nazista no Brasil.
Diante da recente perda de apoio do grupo, e das polêmicas envolvendo seus membros, a pergunta que fica é: o MBL terá forças para continuar na política? No episódio do podcast desta terça-feira, 08, vamos falar sobre este assunto com o cientista político e diretor da consultoria Pulso Público, Vitor Oliveira.
O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.
Apresentação: Emanuel Bomfim
Produção/Edição: Gustavo Lopes, Jefferson Perleberg e Ana Paula Niederauer
Montagem: Carlos Valério
See omnystudio.com/listener for privacy information.
A guerra na Ucrânia provocou uma série de consequências para os países. Para a Rússia, as sanções econômicas tendem a isolar o país do restante do mundo. Do lado ucraniano, as perdas são inúmeras, nas mais diversas frentes. De imediato, e mais grave, os milhares de civis mortos.
Independentemente do desfecho do conflito, a guerra já desencadeou uma nova onda migratória na Europa. Pelo menos 1 milhão de pessoas, principalmente mulheres, crianças e idosos fugiram do território ucraniano para países vizinhos.
A maioria foi para o oeste nos primeiros dias da invasão pela Rússia, segundo a agência de refugiados das Nações Unidas, que reuniu estatísticas registradas pelas autoridades nacionais de imigração. Autoridades da ONU estimam que a guerra pode produzir até 4 milhões de refugiados. Nas fronteiras uma outra situação ficou mais evidente: o racismo com imigrantes africanos.
Mas em meio ao caos, organizações mundiais têm se mobilizado para acudir os desabrigados. As iniciativas de solidariedade se multiplicam mundo afora neste momento. Em meio a uma guerra, há lições de humanidade que se contrapõem ao terror do conflito armado e da falta de uma solução negociada.
No episódio do Estadão Notícias desta segunda-feira, 07, vamos falar sobre os impactos que esse êxodo em massa produz aos países envolvidos com Manuel Furriela, professor de Relações Internacionais da FMU e fundador da Comissão da OAB do Direito do Refugiado. E também vamos conhecer uma dessas histórias de solidariedade durante a guerra numa conversa com a colunista do Paladar e da Rádio Eldorado, Patricia Ferraz.
O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.
Apresentação: Emanuel Bomfim
Produção/Edição: Gustavo Lopes, Jefferson Perleberg e Ana Paula Niederauer
Montagem: Moacir Biasi
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Segunda parte: A tecnologia como forte aliada da segurança pública: o apresentador Daniel Gonzales recebe Francisco Alves Cangerana Neto, coronel da polícia militar de São Paulo, diretor de tecnologia da informação e comunicação da PM-SP, no Strt Eldorado, para uma conversa sobre o presente e o futuro da transformação digital da corporação. O Start Eldorado vai ao ar na Eldorado FM 107,3 - SP, todas as quartas-feiras, às 21h.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
O conflito entre Rússia e Ucrânia causou um ruído na comunicação do governo brasileiro sobre o conflito. Enquanto Jair Bolsonaro (PL) defende uma posição de neutralidade, principalmente, por causa do comércio de fertilizantes com os russos, os representantes do País na ONU passaram a adotar um tom mais crítico ao governo de Vladimir Putin.
Mas não é apenas essa posição do presidente que preocupa os seus aliados. A questão da vacinação contra a covid-19 no Brasil também entrou na pauta. Pessoas próximas de Bolsonaro, inclusive seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), acreditam que as falas do chefe do executivo sobre a imunização tem repercutido mal diante da opinião pública, e pedem para ele reduzir os ataques.
No campo eleitoral, os adversários de Bolsonaro vão tentando construir alianças para as eleições deste ano. Lula busca o apoio do MDB, que tem como principal apoiador o senador Renan Calheiros (MDB-AL). No entanto, além do partido já ter uma pré-candidata, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), parte dos integrantes da legenda defendeu a neutralidade ou até o apoio ao atual presidente. Neste xadrez, mais uma peça pode entrar nos próximos dias: Eduardo Leite (PSDB-RS). O governador do Rio Grande do Sul deve disputar a presidência pelo PSD.
Esses são os assuntos que guiam nossa conversa quinzenal do “Poder em Pauta” com os jornalistas que acompanham o dia a dia da política, em Brasília. Participam no episódio de hoje do ‘Estadão Notícias’ Vera Rosa e Felipe Frazão, diretamente da capital federal.
O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.
Apresentação: Emanuel Bomfim.
Produção/Edição: Gustavo Lopes, Jefferson Perleberg e Ana Paula Niederauer.
Sonorização/Montagem: Carlos Valério.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
O talento empreendedor brasileiro continua em evidência mesmo num mundo complexo. Promovido pela EY, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, o programa Empreendedor do Ano é uma síntese disso. A 24ª edição brasileira teve os representantes das cinco categorias anunciados no dia 16 de fevereiro, em evento produzido pela EY Brasil e transmitido pelo Estadão Blue Studio.
Neste podcast, a jornalista Michelle Trombelli, que também foi comentarista do evento, conversa com Raquel Teixeira, sócia de EY Private e líder dos programas Empreendedor do Ano e Winning Women Brasil, sobre os maiores desafios de empreender no País.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
O governo russo vem sofrendo duras sanções desde o dia em que decidiu começar uma guerra contra a Ucrânia. Estados Unidos, países da União Europeia, como a Alemanha, o Reino Unido e o Japão são algumas das nações que impuseram restrições ao país, como embargos econômicos, barreiras no mercado financeiro e até o fechamento do espaço aéreo para voos da Rússia.
Uma das medidas diz respeito à remoção de vários bancos russos do Swift, que é uma plataforma essencial da finança e do comércio internacional. O corte dessas instituições financeiras irá impedi-las de realizar a maioria de suas transações pelo mundo.
Putin também sofrerá com os efeitos das sanções. Os Estados Unidos, a União Europeia e o Reino Unido anunciaram que adotarão restrições contra o presidente da Rússia. Ativos dele, sob jurisdição dos países, serão congelados, assim como o de Oligarcas e Bilionários russos.
O problema é que essas sanções começam a ter impacto também no Ocidente e no Brasil. Os preços de petróleo, trigo, milho, soja e das carnes estão subindo. Rússia e Ucrânia vendem 30% do trigo no mercado mundial, e 20% do milho. Esses produtos já estão sendo negociados com alta de 5%, além do risco de desabastecimento:
No episódio do podcast desta quinta-feira, 03, ouvimos o colunista da Rádio Eldorado, José Luiz Tejon, sobre esse impacto no agronegócio brasileiro. E para falar sobre essas sanções e sua efetividade, conversamos com o professor visitante da Universidade de Relações Exteriores da China e Sênior do Centro de Políticas Públicas para o Novo Sul, do Marrocos, Marcus Vinícius De Freitas.
O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.
Apresentação: Emanuel Bomfim
Produção/Edição: Gustavo Lopes, Jefferson Perleberg e Ana Paula Niederauer
Montagem: Moacir Biasi
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Na semana passada, o governador de São Paulo João Doria admitiu, pela primeira vez, que pode desistir da candidatura à presidência por uma união da terceira via em torno de um nome. Porém essa desistência só ocorreria para apoiar um candidato da terceira via. Um aceno a Lula ou a Bolsonaro está completamente descartado pelo próprio presidente do partido, Bruno Araújo.
Na semana passada, Eduardo Leite confirmou estar estudando o convite para entrar no PSD de Gilberto Kassab como candidato ao Planalto. No entanto, a ideia de o PSDB se aliar ao PSD para apoiar Leite é vista com reservas por tucanos.
Outros atores da chamada terceira via também já se manifestaram sobre a unificação em torno de um candidato. O ex-juiz Sergio Moro, do Podemos, destacou que as pesquisas mostram que ele seria o representante do grupo com mais chance de vencer as eleições. Portanto, por ora, descarta desistir da disputa.
No episódio do podcast desta quarta-feira, 02, vamos entender essa situação que ocorre dentro do PSDB e os rumos do partido e da terceira via nessas eleições com o cientista político e professor do Insper, Carlos Melo.
O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.
Apresentação: Emanuel Bomfim
Produção/Edição: Gustavo Lopes, Jefferson Perleberg e Ana Paula Niederauer
Montagem: Moacir Biasi
See omnystudio.com/listener for privacy information.