O podcast do Estadão traz a colunista Carlos Andreazza em um papo reto e sem rodeios sobre os principais assuntos do momento.
Comece suas manhãs com uma das principais vozes da análise política brasileira.
php/*
O podcast do Estadão traz a colunista Carlos Andreazza em um papo reto e sem rodeios sobre os principais assuntos do momento.
Comece suas manhãs com uma das principais vozes da análise política brasileira.
No Start Eldorado de hoje, a aceleração das transformações nos ambientes corporativos e industriais provocada pela pandemia e pelo uso da tecnologia, nos setores de facilities, alimentação e benefícios. O uso de sensores e internet das coisas para repensar a relação de funcionários com os escritórios e plantas industriais, medindo lotação, influindo na temperatura do ar e até nas operações de limpeza foi intensificado. A criação de novos serviços, como delivery e funcionamento de restaurantes, sem filas, foi feita com base em dados, aplicativos e técnicas touchless. Quem conversa conosco é Thomaz Peeters, diretor de Planejamento Estratégico do segmento corporativo da Sodexo no Brasil. O Start vai ao ar às 21h, na Eldorado FM (107,3 - SP), com a apresentação de Daniel Gonzales.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
O senador Flávio Bolsonaro, filho "01" do presidente, obteve nesta semana uma importante vitória na Justiça. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou a quebra do sigilo bancário e fiscal do parlamentar no âmbito das investigações das "rachadinhas", quando o político era deputado estadual no Rio de Janeiro. A decisão é também uma vitória política para Jair Bolsonaro, que vê a denúncia contra seu filho mais velho ser esvaziada. O escândalo é um dos obstáculos mais incômodos na tentativa do presidente se reeleger em 2022.
Na Câmara dos Deputados, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de prender o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) não caiu bem. Os parlamentares reagiram ao que consideram uma interferência direta do Judiciário no Legislativo, e colocaram em discussão a chamada “PEC da Blindagem”, que visa aumentar a imunidade parlamentar perante decisões da Justiça.
Esses são os temas que guiam nossa conversa quinzenal do “Poder em Pauta” com os repórteres que acompanham o dia a dia dos três Poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário. Participam no episódio de hoje do Estadão Notícias Rafael Moraes Moura e Felipe Frazão, diretamente de Brasília.
O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.
Apresentação: Emanuel Bomfim
Produção/Edição: Ana Paula Niederauer, Bárbara Rubira e Gustavo Lopes
Sonorização/Montagem: Carlos Amaral
See omnystudio.com/listener for privacy information.
O caso do deputado bolsonarista Daniel Silveira, preso por agredir verbalmente e ameaçar ministros do Supremo Tribunal Federal, expôs uma falha grave dentro do Congresso Nacional: a demora da Câmara e do Senado para analisar casos de parlamentares em seus respectivos conselhos de ética. Desde antes da pandemia, acumulam-se os processos parados.
E agora, na Câmara dos Deputados, uma Proposta de Emenda à Constituição quer ampliar os limites da imunidade parlamentar e impor um "freio de arrumação" em relação ao Judiciário. De acordo com o texto, só será permitida a aplicação de medidas cautelares contra parlamentares, como afastamento de um deputado, após decisão da maioria do plenário do STF.
No episódio de hoje, conversamos sobre o assunto com o cientista político Vitor Oliveira, da Consultoria Pulso Público, e com o repórter do Estadão em Brasília, Vinícius Valfré.
O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.
Apresentação: Gustavo Lopes
Produção/Edição: Ana Paula Niederauer, Bárbara Rubira e Erick Matheus Nery
Sonorização/Montagem: Carlos Amaral
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Em sua campanha pela presidência, Jair Bolsonaro conseguiu o apoio do mercado e do empresariado com uma suposta agenda liberal, lastreada na nomeação de Paulo Guedes para comandar o Ministério da Economia.
Mas o passado político de Bolsonaro não foi o de defender pautas liberais. Ao contrário: votou e militou contra o Plano Real, contra a quebra dos monopólios do petróleo e das telecomunicações e contra reformas que buscavam dar racionalidade às contas públicas.
Passados mais de dois anos de governo, Paulo Guedes encontra-se enfraquecido após inúmeras crises e uma “debandada” de membros de sua equipe econômica. O último golpe foi a troca da presidência na Petrobrás: saiu Roberto Castello Branco, que tinha total confiança do ministro, e entra o general Joaquim Silva e Luna.
Afinal, Bolsonaro implodiu o liberalismo econômico do seu governo? Qual o futuro da agenda de Paulo Guedes? No episódio de hoje, conversamos com a repórter e colunista de economia do Estadão Adriana Fernandes e com a economista Zeina Latif.
O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.
Apresentação: Emanuel Bomfim
Produção/Edição: Gustavo Lopes, Ana Paula Niederauer e Bárbara Rubira
Sonorização/Montagem: Carlos Amaral
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Quase um ano depois da chegada do coronavírus ao Brasil, o País atravessa o momento mais tenso da pandemia. Há mais de um mês, a média móvel de mortes pela covid-19 permanece acima de mil, e a situação nas UTIs é cada vez mais complicada. Soma-se a isso a disseminação da variante P1, mutação encontrada em Manaus e que tem maior poder de contágio.
Para tentar conter a doença e desafogar o sistema de saúde, cidades e estados do País voltam a adotar medidas mais restritivas. O município de Araraquara, no interior de São Paulo, decretou um lockdown total de 60 horas para tentar frear os contágios. Na Bahia e em João Pessoa, na Paraíba, foi determinado um toque de recolher.
Já está mais que provado que medidas restritivas como o lockdown fazem diferença na contenção da pandemia. No Reino Unido, depois de 47 dias de confinamento, a média móvel diária de novos casos caiu 79%. Em Portugal, com o lockdown, a média semanal de contaminação caiu 50% em relação ao período antes do decreto.
Por que no Brasil é tão difícil implementar medidas restritivas como o lockdown? Medidas como o toque de recolher tem a mesma eficácia? Neste episódio, conversamos com a microbiologista Natalia Pasternak, diretora-presidente do Instituto Questão de Ciência. Contamos ainda com o depoimento da repórter Mariana Hallal, que está em Oxford, na Inglaterra, e do Tadeu Toshiba, morador de Araraquara
O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.
Apresentação: Emanuel Bomfim
Produção/Edição: Gustavo Lopes, Ana Paula Niederauer e Bárbara Rubira
Sonorização/Montagem: Carlos Amaral
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Em sua live semanal no Facebook publicada na última quinta-feira, 18, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que vai zerar os impostos federais sobre o diesel. A fala veio após o quarto aumento no preço dos combustíveis só em 2021. Só nesses primeiros dois meses, o diesel já acumula alta de 27,5% e a gasolina, 34,8%.
Bolsonaro teceu críticas à Petrobras e fez ameaças indiretas ao presidente da estatal, Roberto Castello Branco. Na noite de sexta-feira, 19, o governo federal já anunciou sua saída: em nota, o Ministério de Minas e Energia anunciou o nome de Joaquim Silva e Luna como seu substituto.
Neste episódio, analisamos a troca de comando na Petrobras e a política de preços dos combustíveis com o economista Manoel Pires, professor da FGV e coordenador do Observatório Fiscal do Instituto Brasileiro de Economia; e com a editora do Broadcast Sílvia Araújo.
Além disso, o Estadão Notícias celebra hoje uma marca histórica: a de mil episódios publicados! Desde abril de 2017, o podcast diário de notícias pioneiro no país passou por diversas mudanças e evoluções em seu formato, sempre levando as melhores informações e análises para o ouvinte.
Neste episódio especial, a equipe do Estadão Notícias relembra a história do podcast e comenta a rotina e os desafios da produção.
Apresentação: Emanuel Bomfim
Produção/Edição: Ana Paula Niederauer, Bárbara Rubira e Bruna Camargo
Sonorização/Montagem: Carlos Amaral
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Tecnologia no centro dos processos de negócio é a grande tendência da nova economia, para que o uso de dados seja cada vez mais eficiente na orientação das empresas, de diversos setores. Conectividade e colaboração, mobilidade e redes de última geração, data centers robustos, soluções de cloud rápidas e protegidas e atenção à Lei Geral de Proteção de Dados são pontos fundamentais para se destacar no mercado e melhorar as relações com os clientes. Ao mesmo tempo, as provedoras dessas plataformas usam a inteligência artificial para entender o momento e oferecer serviços mais adequados a cada tipo de demanda. Quem conversa conosco sobre estes pontos é Mario Rachid, diretor-executivo de Soluções Digitais da Embratel/Claro. Falando sobre conectividade, que em breve vai aumentar ainda mais a geração de dados preciosos para as empresas, André Eletério, da NEC, conta sobre a nova parceria da empresa na Europa para implementação de redes 5G com padrão de arquitetura aberta (open RAN). No bloco de notas, as últimas novidades sobre saúde e inteligência artificial. O Start Eldorado vai ao ar toda quarta-feira, às 21h, na Eldorado FM (107,3 - SP), com Daniel Gonzales.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
A mesma pandemia do novo coronavírus que confinou o mundo em casa tornou mais restrito o acesso a um dos esportes individuais mais populares da quarentena. A lista dos responsáveis pelo salto de até 80% no preço em bicicletas e componentes é longa e afeta, além de ciclistas amadores, toda a cadeia produtiva que tem como engrenagem o Polo Industrial de Manaus.
A capital amazonense sofre com o colapso no sistema de saúde, fechamento de fábricas e uma nova variante ainda mais transmissível do novo coronavírus.
Neste episódio especial do Estadão Notícias, a jornalista Carolina Ercolin, apresentadora da Rádio Eldorado, te leva na garupa para um passeio cheio de altos e baixos, um percurso não indicado para iniciantes.
Participam do episódio: Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo; Wilson Périco, presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas; Augusto César Rocha, professor de engenharia de transportes da Universidade Federal do Amazonas e diretor da Federação das Indústrias do Amazonas; José Jorge do Nascimento Júnior, presidente da Eletros; biólogo Lucas Ferrante, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, que integra grupo de pesquisadores que previu a segunda onda de Manaus; Carlos Alberto Pastore, cardiologista do Incor.
Apresentação: Carolina Ercolin
Produção: Ana Paula Niederauer
Edição/Roteiro: Carolina Ercolin
Montagem/finalização: Carlos Amaral
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Na noite de terça-feira, 16, o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi preso em flagrante no Rio de Janeiro, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O mandado foi expedido após o parlamentar publicar nas redes sociais um vídeo em que profere ofensas, xingamentos e ameaças a membros da Corte.
Bolsonarista, Daniel Silveira está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados e é investigado no inquérito das fake news e no da organização dos atos antidemocráticos ocorridos no ano passado. Durante a campanha eleitoral, em 2018, ele ficou conhecido por destruir uma placa de rua que homenageava a vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros em março daquele ano.
Ontem, o Supremo Tribunal Federal confirmou por unanimidade a prisão do deputado e a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra o parlamentar por grave ameaça e por incitar a animosidade entre o tribunal e as Forças Armadas.
Mas a prisão do deputado não gerou reação unânime entre juristas. Especialistas concordam que houve crime na fala do deputado, mas divergem na questão do flagrante.
Agora, o destino de Daniel Silveira está nas mãos de seus colegas na Câmara. A Constituição Federal prevê que a prisão de parlamentares deve ser submetida ao plenário em até 24 horas para que a maioria decida se mantém ou não a decisão. Para o recém-eleito presidente da casa, Arthur Lira, é a primeira prova de fogo no cargo: seu desafio é não se indispor com seus aliados sem criar atritos com o Supremo.
No episódio de hoje, falamos com o repórter do Estadão em Brasília Rafael Moraes Moura, que traz os bastidores da decisão no Supremo. Conversamos também com Luiz Fernando Amaral, professor de Direito na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e com o repórter especial do Estadão Marcelo de Moraes.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
No último sábado, 13, o ex-presidente americano Donald Trump foi absolvido pelo Senado no processo de impeachment no qual era acusado de incitação à insurreição e à violência por sua participação nos ataques ao Capitólio.
A absolvição é uma vitória para Trump. Apesar de não estar mais no cargo, ela evita que ele seja impedido de concorrer novamente à Casa Branca nas eleições presidenciais de 2024.
Sete republicanos votaram pela condenação, o maior número de deserções partidárias em processo de impeachment contra um presidente. Agora, as rachaduras do partido estão sob os holofotes. Entre dissidências e retaliações, ficou clara a polarização entre os republicanos que acreditam que o partido deve se distanciar de Trump para sobreviver e aqueles que confiam no trumpismo como caminho.
No episódio de hoje, quem analisa o cenário é a correspondente do Estadão em Washington, Beatriz Bulla, e o professor de política internacional Tanguy Baghdadi, criador do podcast Petit Journal.
Apresentação: Emanuel Bomfim
Produção/Edição: Ana Paula Niederauer e Bárbara Rubira
Sonorização/Montagem: Carlos Amaral
See omnystudio.com/listener for privacy information.