No penúltimo episódio da série "Na Sintonia da Emoção", Mauro Motta conta a sua versão da história de um dos maiores fenômenos da indústria fonográfica brasileira: a Turma do Balão Mágico.
Nesse episódio vocês poderão ouvir, pela primeira vez, gravações inéditas dos maiores sucessos da banda sendo ensaiados, os manuscritos de algumas das canções que embalaram a infância daquela época, além de trechos de uma canção inédita.
Mesmo sendo um produto infantil, a Turma do Balão Mágico contava com músicos lendários como Lincoln Olivetti, Robson Jorge, Jamil Joanes, Picolé e Chiquinho de Morais, além de duetos históricos das crianças com Roberto Carlos, Djavan, entre outros, interpretando as letras mágicas de Edgard Poças.
Com depoimentos inéditos de Jairzinho, Mike, Tob, Edgard Poças, Marcos Maynard, Claudio Condé e Jane Duboc, a série "Na Sintonia da Emoção - A História de Mauro Motta" passeia por discos e músicas que habitaram os ouvidos e os corações de milhões de brasileiros ao longo das últimas cinco décadas.
-----
Mauro Motta nasceu na zona norte do Rio de Janeiro e, apesar de seu coração ter balançado para se tornar um jogador de futebol, acabou aprendendo cedo a tocar piano e já aos 17 anos era integrante do conjunto Blue Jeans, que se apresentava regularmente na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias/RJ. Numa dessas apresentações aconteceu o fato que mudaria a sua vida: ele foi apresentado a Raul Seixas e, com ele, escreveu vinte e seis canções gravadas ao longo da década de 1970. Sucessos como "Doce Doce Amor", gravada por Jerry Adriani, e "Ainda Queima a Esperança", gravada por Diana, são de autoria da dupla.
Ainda em 1967, Mauro conseguiu o emprego naquela que era a maior banda de rock do Brasil: Renato & Seus Blue Caps. Ao lado dessa turma, ele gravou apenas um LP no ano seguinte, mas participou do Programa Jovem Guarda e esteve presente em centenas de gravações de artistas do cast da CBS, entre eles, Roberto Carlos. Enquanto músico de estúdio, Mauro Motta substituiu o lendário Lafayette nas gravações de Roberto e são seus dedos que podem ser ouvidos tocando em clássicos como "As Curvas da Estrada de Santos".
Ao deixar o grupo, Mauro Motta se tornou um produtor reconhecido na CBS e trabalhou com a maior parte do elenco da gravadora, tendo como amigo e mentor Evandro Ribeiro, o personagem mais importante de sua trajetória. Foi Evandro que escreveu com Mauro as primeiras das dezenove canções de sua autoria que Roberto gravou. Também foi Evandro que o levou aos EUA como assistente de produção do LP de 1978 de Roberto, iniciando ali uma parceria que duraria quase 30 anos, venderia em torno de quarenta milhões de discos e renderia três Grammys. Alçado ao cargo de produtor em 1984, Mauro produziu sucessos como "Caminhoneiro", "Apocalipse" e "Do Fundo Do Meu Coração".
Em paralelo a isso, Mauro Motta também produziu outro fenômeno fonográfico brasileiro: A Turma do Balão Mágico. Os lançamentos do grupo concederam a Mauro diversos discos de ouro e mostraram sua versatilidade em produtos para todas as idades.
Nessa série você vai ouvir as memórias de um tempo onde a indústria musical era o oposto do que conhecemos. Gravar um disco era o caminho para o sucesso e esse caminho muitas vezes passava por Mauro Motta. Pela primeira vez serão reveladas as histórias das gravações de discos que alcançaram todos os lares do Brasil com imagens e gravações inéditas cuidadosamente estudadas e organizadas por Ramon Duccini e Marcelo Froes, produtores executivos da série, e mais de 50 depoimentos de figuras importantes nessa saga como Kika Seixas, Odair José, Jairo Pires, Wanderléa, Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle, Jane Duboc, Fafá de Belém, Ricardo Feghali, Nico Rezende, Ronnie Von, além de Jairzinho, Mike e Tob, integrantes originais do Balão Mágico.
-----
Produção Executiva: Ramon Duccini & Marcelo Froes
Câmera, Roteiro, Edição e Textos: Ramon Duccini
-----
Tema de abertura da série: "Tema Para Jerry" (Mauro Motta / Robson Jorge)